sábado, 27 de novembro de 2010

Espiritismo quando feito com amor


Acreditamos que o espiritismo quando feito com amor e seriedade modifica, restaura e fortalece.
Cada um de nós tem o livre arbitrio de escolher quem nos acompanha na estrada da vida, estrada essa que tem muitos obstáculos, porém muitas flores que tornam esse caminho mais belo. Nessa estrada também é permitido pegar atalho.
Mas é preciso ficar atento: pois nem sempre o caminho mais fácil é o melhor a ser seguido.
O espiritismo nos ensina sempre a elevar nosso pensamento em Deus quando estamos enfrentando alguma dificuldade e com isso recebos ajuda e força para supera-los adquirindo assim o aprendizado necessário para que não mais persistamos naquele erro.
Enfim, para aqueles que ainda não conhecem o espiritismo convido para inicialmente adquir livros que relatem melhor sobre o assunto: aí vai algumas dicas de excelentes leituras espíritas para aqueles que estão iniciando ou conhecendo a doutrina: MEMÓRIAS DE UM SUICÍDA: da autora: Yvonne A. Pereira; NOSSO LAR, do autor: Chico Xavier; DORES DA ALMA, do autor: Francisco espírito santo Neto; PRAZERES DA ALMA do mesmo autor de: DORES DA ALMA, O LIVRO DOS ESPÍRITOS, do autor: Allan Kardec; O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO do mesmo autor de: O LIVRO DOS ESPÍRITOS , BAIRRO DOS ESTRANHOS do autor Wilson Frungilho Jr.

Autora: Débora Mendonça

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

O caminho para luz


Talves, o caminho para aquele que deseja mudar e sente que não está agindo corretamente seja fazer uma reflexão interna dos seus anseios e tentar vencer suas próprias tendências.
Todos nós nascemos com uma propósitos: De envoluir, e esse caminho se torna melhor quando descobrimos no nosso próprio ser que o bem, o amor e o despreendimento do mundo material são o alicerce para a nossa estrada da vida.
Haverá muitos tropeços, principalmente se estivermos no caminho certo, porque aquele ainda não estão em condições de seguir nessa mesma jornada tentará nos impedir de caminhar em frente, mas temos que ser firmes, ressistentes e esperançosos.
Seguir pela estrada correta é um caminho árduo, mas essa caminhada se torna maravilhosa quando encontramos rosas sem espinhos, riachos para saciarmos nossa sede e uma mão amiga para nos ajudar a levantar.
Enfim existem apenas duas estradas para seguir ,uma e aquase sem obstáculos, de extensa largura onde se pode caminhar livremente e seguir desrregradamente preocupações. Nessa estrada tambem vale ultrapassar pisotear na queles que estão caidos porque tropeçaram.
Porém no final dessa trajetória, não se obtem bons resultados, pois nem sempre o caminho mais fácil é o caminho correto.
Autora: Débora Mendonça

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

tipos de passe


Tipos de passe e o que pensar

1. Passe Espiritual: É o passe tradicional. Onde o plano espiritual e o médium passista, transmitem seus respectivos fluídos em benefício ao assistido. Este tipo de passe destina-se geralmente a todos os freqüentadores de um lar espírita-cristão. Na maioria das vezes,é aplicado após a exposição espírita-doutrinária, pois acredita-se estarem todos, mais receptivos e melhor preparados vibratóriamente.

O que pensar: O passista deve centrar seu pensamento no Espírito do assistido como ser em evolução, desejando àquele mesmo que obtenha todos os requisitos para sua evolução espiritual, tais como saúde,equilíbrio, caridade bondade, fraternidade, paciência, tolerância,indulgência, amabilidade , harmonia, estudo, disciplina, reforma íntima, enfim tudo o que um Espírito em evolução necessita para seu adiantamento.
Como aplicar: O passita posta-se em pé por detrás do assistido e impõem ambas as mãos no centro coronário.

2. Passe Anímico: É o passe de tratamento desobsessivo. Indicado a aqueles, que de alguma forma se encontram sob influência, direta ou indireta de espíritos ignorantes.A ação obsessiva, tem como objetivo minar as forças do obsedado, contando para isso com as próprias franquezas da vítima. Na verdade, sabemos que o fator em questão encontra-se plenamente acertado, nos quesitos da Lei da Causa e Efeito, por isso mesmo são duas entidades necessitadas de auxílio da providência, que devem ser lembradas na hora do passe.

O que pensar: Em decorrência dos mecanismos estudados acima, o passista deve centrar seu pensamento no Espírito do assistido e no Espírito acompanhante, para que ambos, aprendam a perdoar, aceitarem as fraquezas alheias, a libertarem-se do ódio, a respeitarem-se mutuamente, enfim que encontrem cada um o seu caminho como espíritos em evolução, para que se irmanem nos verdadeiros padrões deixados pelo Cristo de Deus.
Como aplicar: O passista posta-se em pé por detrás do assistido e impõem com uma mão no centro coronário ou frontal , enquanto a outra permanece no prolongamento do corpo.

3. Passe Magnético: É o passe que visa à renovação e a manutenção das energias fluido-magnéticas do assistido acarretando ou não a cura de doenças de ordem orgânica ou psicossomática.Neste passe mais do que nos outros, há maior parcela de fluido magnético (fluido animal).As forças magnéticas do passista, logicamente manipuladas pelo plano espiritual, são convergidas para os centros de força (órgãos responsáveis pela captação dos fluidos), do assistido que se espalharão para todas as células físicas e espirituais do mesmo.Este processo de captação e de distribuição, se fará eficiente quanto maior for o equilíbrio de seus centros de força.

O que pensar: Neste tipo de passe, há três momentos distintos: Na primeira fase,se faz necessário uma desobstrução de toda e qualquer energia densa que possa estar obstruindo o livre funcionamento dos centros de força, deve-se então centrar o pensamento na higienização e assepsia dos órgãos em questão. Na segunda fase, trata-se da reativação e revitalização dos mesmos, de acordo com cada centro, é necessário então centrar os pensamentos de bom funcionamento e re-energização nos órgãos e sistemas, nos quais cada centro é responsável, trabalhando com o pensamento específico por região. Na terceira e ultima fase, é a saúde do espírito em evolução, como maquina perfeita criada por Deus, é que deve ser mentalizado, por isso centra-se o pensamento no bom estado orgânico geral, tanto do corpo espiritual como do físico , rogando ao plano espiritual que interceda por ele, se for de seu merecimento.

Como aplicar: Neste tipo de passe é necessária a união de mais passistas, no mínimo 3.Pois, formar-se-á a chamada corrente fluídica (o isolamento do assistido, dentro de um círculo de vibrações positivas,permeia um melhor ambiente fluídico, e despolariza energias obsessoras que assolam o assistido momentaneamente. Tempo suficiente para a ação do plano espiritual em cima de energias mais elevadas). O passista deve manter-se dentro desta corrente e iniciar os passes. Na primeira fase, deve-se impor ambas as mãos no 1° centro o,coronário. A seguir, descer ambas as mãos paralelas,no sentido longitudinal do corpo do assistido parando nos seis centros de força subseqüentes, adiante mencionados. Na segunda fase, repetir o mesmo gesto da primeira. E na ultima fase, impor ambas as mãos no coronário. Quanto à assistência, o ideal é que mantenham as mãos unidas nas três fases, mantendo assim o isolamento necessário.

Centros de força:

Como definido anteriormente, são órgãos especializados na captação e distribuição das energias quintessenciadas. São para nós sete fundamentais:

1. Coronário: Localiza-se na região central do cérebro, na parte superior, sede da mente, assimila os estímulos do plano superior, orienta o metabolismo orgânico e a vida consciêncial , supervisionando todos os outros centros, que lhe obedecem ao impulso. Temos no centro coronário o ponto de interação entre as forças determinantes do espírito e as forças fisiopsicossomáticas organizadas.

2. Frontal ou cerebral: Localiza-se na região da testa (fronte) é contíguo ao coronário governa o córtice encefálico na sustentação dos sentidos, marcando a atividade das glândulas hormonais e administrando o sistema nervoso em toda a sua organização, atividade e mecanismo, desde os neurônios até as células eferentes.

3. Laríngeo: Localiza-se na região da garganta, controla notadamente a respiração e a fonação.

4. Cardíaco: Localiza-se na região do coração,dirige a emotividade e a circulação das forças de base.

5.Esplênico: Localiza-se na região do baço Determina todas as funções referentes ao sistema hemático (defesas orgânicas),variando as atividades de meio e volume sanguíneo.

6.Gástrico: Localiza-se na região do estômago,responsável pela digestão e absorção dos alimentos densos e menos densos.

7.Genésico: Localiza-se na região do baixo ventre,guia a modelagem das novas formas entre os homens e o estabelecimento de estímulos criadores com vistas ao trabalho, à associação e a realização entre as almas.


Conclusão:

O tratamento de fluidoterapia aplicado no Centro Irmã Iperoig segue as normas doutrinárias baseadas na codificação kardequiana, tendo como apoio, a experiência aos moldes do tamanho e movimentação dos assistidos neste mais de meio século de existência. Com o evoluir da casa, assim como dos próprios trabalhadores, de tempos em tempos, há a necessidade de reciclagens como esta , sempre visando a melhoria dos atendimentos assim como a evolução doutrinária da casa. Como mencionado anteriormente, este singelo estudo, não tem pretensões de tratado, ou obra, apenas pequena orientação, aos trabalhos e reuniões mantidas pelo grupo de assistência hora em atividade.

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Resgates e glórias


Chegar aos simpatizantes e estudiosos da Doutrina Espirita
foi, para a nossa gente da senzala, uma grande alegria. Nem sempre encontramos as portas do coração abertas.
Nosso linguajar, as rezar, unguentos levam muito á rejeição.
Entenderiam todas as pessoas, humanidade afora, um único estilo, as mesmas práticas, uma maneira só de ser? A ritos, em trabalho na terra, a uma simplicidade desconhecidas, onde chás e banhos, passes e palavras mansas promovem o equilibrio possivel e cada um.
Nas rezas de mãe preta, as dores transformam - se. Ela nunca faz longos discursos. Não frequenta cátedras. Não exige primeiros lugares.
Maúe ama a natureza, descobre-lhe a grandeza, utiliza -se de seus recursos.
Senzala busca compreensão e apoio. Nossos negros chegaram em lágrimas, são consolados. Tentam trabalhar estendendo o bálsamo do amor, são olhados com desconfianã. Seria necessário arrancar- nos a pele?
analisamos que fundamental é iluninar o coração vendo além das aparências.
Livro resgantes e glórias
Ignácio Inverno/94

quinta-feira, 29 de julho de 2010

A morte não muda ninguem

Há sempre os que afirmam que ameaçar o criminoso com a morte tem o dom de mudar sua disposição, refreando-lhe os impulsos, pelo temor de sofrer a penalidade fatal.Apoiados neste entendimento, defendem com vigor a pena de morte como a solução ideal para aliviar a pesada carga social de crimes e criminosos.O doutor Yan Stevenson, da Universidade da Virgínia, conhecido mundialmente por suas pesquisas em torno da reencarnação, teve oportunidade de dialogar com um jovem do Ceilão, que nasceu com marcas profundas pelo corpo.Uma enorme cicatriz no peito e o braço direito atrofiado por completo. Tem ele recordações muito nítidas de trechos de sua vida anterior.Recorda-se de ter vivido antes no próprio Ceilão. Lembra-se de, conforme rezam as tradições daquele país, ter contraído matrimônio civil com uma jovem e marcado a data para a realização da cerimônia religiosa para alguns meses depois.Nesse período de tempo começou a construir a casa para onde deveria levar sua esposa e passou a sonhar com uma vida de muita felicidade.Contudo, com o passar do tempo, a moça apaixonou-se por outro rapaz e pediu o rompimento do compromisso.O jovem abandonado tomou-se de revolta e planejou terrível vingança. Mataria a noiva infiel e culparia o seu próprio rival. Assim pensou e assim fez.Numa noite escura, protegido pelas sombras, ele a apunhalou certeiramente no coração.Mas, foi visto por testemunhas. Foi preso, julgado e condenado a morrer pela forca.Renasceu como filho de seu irmão e, além da problemática física, também tinha lembranças atormentadoras do momento em que se faziam testes com a forca para ver se funcionava bem. Lembrava-se ainda dos dias que passou no presídio e que antecederam sua morte.A esse jovem, que tão bem recorda de sua morte na forca e a causa que a originou, perguntou o pesquisador doutor Yan Stevenson: Se voltasse a acontecer com você o que aconteceu no passado, como você procederia?O rapaz respondeu prontamente: Com toda a certeza, voltaria a matar.* * *Verdadeiramente, sacrificar a vida do criminoso não o educa, nem o regenera.A educação ou a reeducação é um processo lento, que não se realiza sem afeto e dedicação. Processo que se exterioriza nos atos do ser, mas que tem sua origem na intimidade da criatura.Para acabar com o crime, a violência, há que se percorrer o longo caminho da educação, que demanda esforço, dedicação e tempo. No entanto, exatamente como a medicação correta, agirá atacando o mal pela raiz, porque modifica a causa do problema e o transforma.* * *Na Bíblia encontramos anotações que nos informam que o Pai não quer a morte do pecador, mas sim a do pecado.E essa afirmação nos diz exatamente o caminho que devemos seguir quando pensamos em acabar com o mal que tanto nos aflige.

Redação do Momento Espírita, com base no itemA morte não muda ninguém, do jornal CorreioFraterno do ABC, de novembro de 1998.

segunda-feira, 26 de julho de 2010

sexta-feira, 16 de julho de 2010

O verdadeiro eu

A nossa real natureza somente se manisfesta
verdadeiramente quando agimos corretamente.
Se pensamos com grandeza, sentir- nos emos forte e tudo nos pacerá fácil e simples.
Se pensarmos com pequenez, sentir-nos-emos fracos, e tudo nos parecerá deifícil e complicado, porque as pessoas tornam -se aquilo que acreditam ser.

Étore J. Quaglia

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Não julgar o próximo

O Mundo se torna cruel, a medida em que as fazem dele um lugar aonde se preza apenas o exterior.
Muitos buscam um lugar ao sol, mas se esquecem que a sua próprioa sombra o impede de vê-lo.
Do que adianta clamarmos a Deus se nós não temos um vida digna de merecimentos divinos.Seguir as leis de Deus é ir além de decocar trechos da biblia, salmos, se ajoelhar diante da imagem de jesus, ou frequentar as igrejas nos finais de semana.
Independente de religiões, aqueles que dizem buscar e seguir a Deus são facilmente notados quando são verdadeiros.
Reconhecemos de longe uma pessoa verdadeiramente de bons princípios. As marcas são internas. Não se pode julgar ou tentar descobrir pela aparência externa se a pessoa é boa ou má.
É aonde muitos se enganam julgam : pelas aparências, roupas se está bem vestido ou não, se esta com cabelo bem aparado, se esta limpo ou perfumado.
Aquele que realmente está em comunhão divina é fácil de ser notadoo, pois o mesmo busca ajudar a quem precisa, sem querer nada em troca. É caridoso, estende as mãos para ajudar o necessitado, não se preocupa com as aparências e não espalha aps quatro vento está ajudando alguém. Já dizia Jesus: O que a mão direita faz, a esquerda não precisa saber, mesmo porque aos olhos de Deus nada escapa, Ele conhece oque há de mais íntimi em nosso coração e nas nossas ações. Podemos enganar os homens da terra e driblar as leis que aqui existem e são tão falhas, mas não podemos esquecer que terremos que pagar nosso débitos, sempre,e esse pagamento irá depender excluisivamente de nós mesmo.

Autora: Débora Mendonça

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Relogio do tempo

Não devemos nos antencipar nem demorar
demasiadamente, pois tudo tem o seu tempo certo.
Tudo o que fazemos é comparado á plantação que no tempo certo terá a sua colheita.
Quando agimos com fé, coragem, esperança e amor, torna-se nos posível fazer as coisas
certas nos momentos certos.

Autor: Etore J.Quaglia

Amor e dedicação

O amor e a dedicação são fontes inesgotáveis, tais como as aguas de uma cascata, pois quando mais nos esforçamos por esgota-las,mais elas fluirão em nosso interior.
As energia emanadas pelos sentimentos puros da bondade que se despreende de nosso interior, além de se exteriorizarem para as pessoas, envolvendo- as con os mais sublimes eflúvios do amor, são também fontes reparadoras para nossas próprias energia que se renovam.
Deus e a própria fonte que abastece todas as fonte de amor e caridade.

Autor: Etore J.Quaglia